Translate

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Eu, ensinar meu filho!!! Sou capaz?!?

Quando digo que meus filhos não vão à escola, as pessoas fazem uma associação direta: "Você é professora?". Sim, pois ensino meus filhos. E não. Não tenho título nem de pedagogia e nem licenciatura. "Como?!?".Conheço algumas famílias - e imagino que vocês também- que por perceberem que seus filhos não conseguiam se desenvolver bem dentro de sala, pelo motivo que fosse: desinteresse, dificuldade, tédio,  falta de atenção... Se adaptaram à situação e encontraram meios para facilitar o aprendizado deles. Em alguns casos, se não houvesse intervenção direta da família, a criança/ adolescente não chegaria a nenhum desenvolvimento básico. Como isso é possível? Muitas vezes por tentativas mescladas entre erros e acertos,  por buscas de informação, por estudo, por desejo e vontade de fazer com que aquele filho aprenda.
O carinho mútuo entre pais e filhos é uma das grandes vantagens do homeschooling. E aqui não estou desmerecendo os muitos bons profissionais de ensino que se dedicam de coração a seus alunos. Mas percebo um forte interesse das crianças quando explicamos algo, assim como  tentamos nos superar diante de tão grandes ouvintes, nossos filhos. 
O aprender-ensinar é uma realidade muito natural na família. Em geral o adulto explica o que sabe para os pequenos. Contamos as frutas, escolhemos entre cores, mostramos algo diferente, explicamos para que serve determinado objeto, ensinamos as letras do nome, lemos uma história.
Os não tão pequenos já se questionam coisas, tentam descobrir suas respostas, desenvolvem Hobbies, descobrem aptidão física para um esporte e aprendem a aprender. Isso acontece com o apoio da família, trocando experiências entre famílias,  pela mediação temporária de um tutor,  por vídeo-aulas, youtube... Os mais velhos se tornam autodidatas e responsáveis. 
Temos um mundo para oferecer a nossos filhos, mas estamos acostumados a delegar isso. E ao fazê-lo, começamos a duvidar de nossas próprias capacidades.




Nenhum comentário:

Postar um comentário