Translate

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Em casa... Isso é legal?!?

Outra pergunta muito comum está relacionada ao reconhecimento jurídico da educação domiciliar.
E digo, é legal! Nos dois sentidos da palavra...rs. É legal o aprendizado múltiplo e as conquistas da família. Mas também é legal juridicamente falando.  A Constituição Brasileira reconhece o direito e dever dos pais de instruírem ou escolherem o meio de instrução e formação que querem dar a seus filhos. O problema é não fazer nada, o que não é o caso dos pais educadores.
No site da Associação Nacional de Educação Domiciliar (ANED) há um parecer jurídico completo sobre a ED no Brasil. Coloco o link abaixo para aqueles que quiserem lê-lo na integra:


Mas, e na prática?!?
Na prática, não é ilegal, mas falta a regulamentação. Ou seja, cada família escolhe o currículo e a maneira querida para ensinar os filhos. Trocamos experiências entre os muito praticantes - mais de mil famílias- do homeschooling e vamos tendo um feedback direto do aprendizado das crianças. Sabemos que elas sabem ou o que não sabem, pois acompanhamos seus desenvolvimentos diariamente. *
Começar é difícil. Dá um frio na barriga. Mas o caminho de volta estará sempre aberto, pois as instituições escolares estão e estarão à disposição dos que quiserem. Se optarem por uma escola pública, podem até achar estranho e podem até questionar o por quê da não escolarização nos anos anteriores, mas se a criança está em idade da série e é capaz de acompanhá-la, não negarão a matrícula. O mesmo acontece com a escola privada. Pais dispostos a pagar e uma prova de nivelamento mostrando a capacidade do aluno seriam suficientes para a aceitação na escola. Em último caso, o adolescente com 18 anos completos e que acertar um X% do ENEM pode solicitar seu certificado do 2º Grau.

*Em outro momento falarei de algumas formas de registro. 

E termino citando Antonio Machado, poeta espanhol:

"CAMINANTE, NO HAY CAMINO,
SE HACE CAMINO AL ANDAR".




Nenhum comentário:

Postar um comentário