Translate

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Tempo do silêncio?!?


Feliz 2014!
Passado a correria das festas de fim de ano, começamos um novo ano pensando em como será a nova rotina. Ou melhor, como faremos a nova rotina, pois sem ela não vamos muito longe.
Depois de organizar as atividades externas que as crianças farão, temos a necessidade de organizar nosso horário em casa.
Uma das coisas que muitas pessoas perguntam é: "Como damos conta de estar tanto tempo com nossos filhos?". Primeiro, porque gostamos. Estar com eles é uma alegria. Desfrutamos dessa possibilidade que temos de estar com eles e acompanhá-los de perto. Segundo, porque colocamos os meios para ter nossos momentos de descanso. Pensando nisso e pesquisando na rede, vi uma idéia que já tinha tentado antes e que não deu certo. Com alguns ajustes,  acabei de colocá-la em prática de novo: O tempo do silêncio.
Num dos lugares que li sobre isso a blogueira denominava-o como tempo de sanidade...rs. Achei um pouco forte! Mas até que ela tem razão.
Em que consiste o tempo do silêncio? É um tempo diário limitado (de 30 a 90 minutos) onde as crianças aprenderão e criarão  o hábito de brincar ou fazer algo que gostem sozinhas e em silêncio.
São vários os objetivos desse tempo:
  • Criar um momento de descanso mental para a mãe sem que ela tenha que ser chamada a cada 5segundos...(rs). Tempo este que poderá ser usado para ler, dar um telefonema, escrever num blog, descansar...;
  • Desenvolver uma habilidade própria de cada um, um jogo de montar, um hobbie, um gosto pela leitura...
  • Fazer o que gosta sem ser interrompido ou importunado pelos irmão;
  • Respeitar o tempo de sono dos irmão menores;
  • Ter um tempo de concentração para estudos e/ou tarefas que exijam um pouco mais de atenção;
  • E, principalmente, criar o hábito do silêncio para que consigam ter momentos de reflexão interior, vida de oração e diálogo com Deus.  
Antes de começarmos, expliquei durante quase meia hora o  que era o tempo do silêncio. Como são pequenos, tenho o hábito de desenhar para que, mesmo não sabendo ler, se lembrem do que foi dito e combinado. No painel também coloquei idéias de coisas que eles poderiam fazer sozinhos e em silêncio. E também as coisas que não deveriam fazer (chamar a mamãe, brigar com o irmão, brincarem juntos...).
Sugestões de coisas que eles podem fazer. E sugestões de coisas que eles não devem fazer.

Começamos com 40 minutos para que se habituem, aumentaremos gradualmente até chegarmos a 1h30'. Para nossa filha que está em minoria em relação aos meninos, ter um tempo para brincar com suas coisas de menina sem intromissão é importante.


Cada um na sua. Entre caminhões, desenhos e cartas o tempo passou sem que eles percebessem.

Gostei muito da experiência e senti que eles gostaram também!






4 comentários: